Dicas de Beleza

Hábitos para riscar da sua cabeça
 
Você nem percebe, mas algumas manias que fazem parte da sua rotina de cuidados com os cabelos podem arruinar os fios. Não erre mais!
 
Pressa na hora de secar
Fazer escova no cabelo excessivamente molhado faz com que os fios fiquem expostos mais tempo ao calor do secador e favorece a quebra.
Nova atitude: “Envolva todo o cabelo com a toalha e torça-o levemente, sem esfregar, para evitar o atrito”, ensina Déia Dios, do Ddios, em São Paulo. Só depois de retirar o excesso de umidade, recorra ao secador.


Misturar vários produtos para fazer hidratação
“Algumas mulheres apostam em um coquetel de tratamento, como ampola de vitamina C, de vitamina A, máscara... Ao adicionarem um produto mais oleoso a outro que tenha uma textura encorpada, o resultado é um mix pesado, capaz de provocar descamação, caspa e irritação no couro cabeludo”, alerta Charles Veiyga, do Ash Hair & Esthetics, em São Paulo.
Nova atitude: “Use um único creme potente ou, então, uma ampola de cada vez. Coloque o produto só nos fios (mantendo três dedos de distância da raiz). Essa regra só não se aplica a cabelos coloridos com tons superclaros, do tipo loiro-platinado, que sofrem com o ressecamento próximo do couro”, recomenda Charles
.

Condicionador ou máscara nos fios encharcados “Além de diminuir a eficácia do produto, faz com que ele migre para o couro cabeludo, provocando a oleosidade”, alerta a cabeleireira Julianne Farias, do salão Julita & Julianne, de Recife.
Nova atitude: lave com xampu, enxágue muito bem e elimine o excesso de água com a toalha. Só depois aplique o condicionador ou a máscara capilar, mecha por mecha. “Espere alguns minutos e enxágue muito bem”, recomenda Julianne. “Parece óbvio, mas muita gente ainda comete o mesmo erro. Produtos como condicionadores e máscaras não foram elaborados para permanecer no cabelo. Se a intenção for essa, o correto é optar por um leave-in”, complementa Debora Melro.

Do chuveiro para a rua
Fios úmidos absorvem poeira e poluição. O couro cabeludo também fica saturado com a umidade e os resíduos de produtos capilares.
Nova atitude: seque totalmente os fios antes de sair de casa. “Se estiver com pressa, em vez de lavar, apele para xampus a seco, que absorvem o excesso de óleo. Ou faça um rabo de cavalo”, indica Evandro Ângelo.
 

Colorir todo o cabelo a cada retoque de raiz
“Até alguns profissionais têm o hábito de sempre levar a coloração até as pontas no início do processo. Isso causa o acúmulo de pigmentação, o que dificulta a realização de mechas, por exemplo”, relata Glecianno Luz, do Espaço de Beleza Glecianno Luz, do Rio de Janeiro.
Nova atitude: peça ao profissional para retocar somente a raiz e, nos últimos cinco minutos finais do processo, “puxar” o produto para as pontas.

Beleza Caseira
Chapinha mal utilizada “Tirar o excesso de umidade com a toalha, deixar os cabelos secarem naturalmente e depois usar a chapinha pode fritar fios. Além disso, em cabelos crespos, exige várias passadas de prancha na mesma mecha, danificando a fibra capilar”, avisa Charles Veiyga.
Nova atitude: trabalhe com a escova e o secador e use a chapinha apenas para dar acabamento.

Peeling Natural

Misturar germe de trigo ou flocos de aveia a uma colher de chá de sobremesa de mel forma uma parceria esperta para amaciar a pele do rosto. O mel é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo em que alimenta a pele, remove, com delicadeza, as impurezas da superfície. Os cereais promovem uma esfoliação mais suave do que os grãos de açúcar ou fubá, sem irritar, além de ser boa fonte de vitaminas.

Limpeza de Pele


 1 pacote de gaze quadrada
 2 colheres (sopa) de flocos de aveia
 Mel puro

Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe a trouxinha em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel, deixando agir por 15 minutos. O mel é um poderoso hidratante. Por último, lave a pele com água.  

Máscara Rejuvenescedora

A albumina, proteína presente na clara do ovo, tem grande poder cicatrizante e produz um leve efeito tensor quando é aplicada batida sobre a pele. A receita só vale para quem não se incomoda com o cheiro do ovo, que permanece por algum tempo.

Máscara para Pele sensível

 1/2 abacate
 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
 2 ampolas de vitamina E

Retire a polpa do abacate e amasse-a com um garfo. Em seguida, acrescente os outros ingredientes até formar uma pasta e aplique-a no rosto evitando a região dos olhos. Deixe agir por 30 minutos e retire com água fria. A máscara pode ser aplicada uma vez por semana.

Máscara Revitalizante

 2 colheres (sopa) de flocos de aveia
 1 colher (sopa) de água
 Pano ou gaze

Misture em um pilão a aveia e a água. Em seguida, espalhe a pasta obtida sobre um pano ou uma gaze e cubra o rosto com o tecido, deixando agir por 15 minutos.

Pele Oleosa

 1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
 1 clara de ovo batida em ponto de neve
 1 colher de sopa de sementes de erva-doce
 Folhas frescas de hortelã

Misturar levemente as claras ao iogurte e acrescentar as sementes de erva-doce. Aplicar no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de hortelã. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Pele Seca

 1 copo de iogurte integral, sem sabor
 1 colher de sopa de óleo de amêndoas
 1 colher de sopa de mel
 Folhas frescas de sálvia

Misturar levemente o óleo de amêndoas e o mel ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Pele Normal

 1 copo iogurte integral, sem sabor
 1/4 xícara de chá de camomila concentrado (2 saquinhos/1 xícara de água fervente)
 1 colher de café de óleo de canola
 Folhas frescas de manjericão

Misturar levemente o óleo de canola e o chá de camomila concentrado ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de sálvia. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Pele Manchada

 1 copo de iogurte desnatado, sem sabor
 1 colher de sopa de aveia em pó
 1 colher de sopa de polpa de mamão papaia passada na peneira
 Folhas frescas de alecrim

Misturar levemente a aveia em pó e a polpa de mamão papaia ao iogurte. Aplicar no rosto limpo, numa camada espessa e homogênea. Cobrir com as folhas de alecrim. Repousar por 20 minutos, deitando-se com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retirar a máscara com água fria, enxaguando bem. Enxugar a pele e complementar o tratamento aplicando sobre todo o rosto e pescoço uma boa quantidade de hidratante, específico para seu tipo de pele.

Tônico Facial

Descascar um pepino e utilizar a polpa no rosto. Essa fórmula serve para tonificar a pele e também para deixá-la limpa.

Pele de Pêssego

A fórmula, muito antiga, fazia parte do receituário da vovó para nutrir a cútis. As gorduras do iogurte natural formam uma película que protege a pele, garantindo uma hidratação superficial. Em tempo: só use produtos que estejam dentro do prazo de validade e evite colocar iogurte ou derivados do leite sobre espinhas. O mel é ótima fonte de vitaminas, nutre e amacia a pele.

 Dicas para uma limpeza em casa
A pele do rosto necessita de cuidados diários para se manter bem tratada. Algumas dicas como utilizar sempre produtos específicos para o seu tipo de pele, remover a maquiagem antes de dormir e evitar espremer cravos e espinhas são essenciais para quem quer ficar sempre bonita. Para evitar o acúmulo de impurezas, combater a oleosidade e os demais probleminhas que castigam a pele, é importante também fazer uma limpeza profunda.

Mas para isso não é preciso gastar horas no salão ou comprar os produtos mais caros. A limpeza de pele pode ser feita em casa, de preferência de duas a três vezes por semana. A única exceção são os casos em que a pele apresenta acne com grau de inflamação elevado, aí é melhor procurar um dermatologista.

Existem várias maneiras de como fazer limpeza de pele em casa, pode ser com receitas totalmente caseiras ou usando produtos de beleza. Vale a pena aprender algumas opções.

Dica 1:

Lave o rosto usando um sabonete neutro e seque bem com uma toalha. Em um recipiente, misture:

- 1 gema de ovo
- 1 colher de mel
- ½ colher de farinha de trigo
- ½ copo de iogurte natural

Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Molhe um pedaço de algodão na mistura e vá passando devagar no rosto, até que fique todo coberto. Não aplique a mistura nos olhos e os lábios. Deixe agir por 20 minutos e depois retire a máscara lavando o rosto com água.

Dica 2:


Comece usando uma loção de limpeza para remover as impurezas do rosto, retire resíduos dessa loção com um algodão embebido em loção tônica, fazendo sempre movimentos circulares. Depois, despeje água quente em uma bacia, e coloque um pouco de alecrim ou tomilho, pode-se usar também camomila e eucalipto.




Cubra a cabeça com uma toalha e permaneça em contato com o vapor por uns 10 minutos. O vapor tem a função de abrir os poros e facilitar a extração dos cravos. Enxugue o rosto com uma toalha para retirar a umidade e a sujeira. Finalize a limpeza de pele aplicando uma loção adstringente, e um creme adequado ao seu tipo de pele.

                                    


Confira 5 dicas para obter uma pele saudável, livre de acnes, manchas, e manter um rosto lisinho.


1 – Mantenha sempre a pele limpa, com produtos de limpeza específicos para pele que tenha acne e cosméticos à base de gel para pele oleosas.
2 - Evite exposição ao sol por muito tempo e use sempre um filtro solar com fator adequado a seu tipo de pele, prefira os oil free.
3 – Pratique atividades físicas, pois ajudam a diminuir o estresse, e consequentemente, a acne.
4 – Mantenha também uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, e evite alimentos gordurosos, que prejudicam a pele.
5 – E principalmente: não esprema as espinhas, pois podem acarretar em manchas escuras, mais difíceis de serem retiradas.