Noivas

Você foi convidada para ser madrinha de um casamento e não sabe que maquiagem usar? Fique calma! Veja as dicas de quem entende sobre o assunto.











Junto com a felicidade de receber um convite para madrinha de casamento, vem a preocupação de "não fazer feio" em um momento tão importante e inesquecível da vida dos noivos. Afinal de contas, a madrinha é a terceira pessoa a ocupar os holofotes no grande dia.
Roupa, cabelo, maquiagem... As dúvidas são muitas! Mas para que você conquiste seu espaço no altar, pelo menos no quesito maquiagem. 

OLHOS
- As cores de sombras podem variar conforme o gosto de cada pessoa, podendo ser coloridas ou não.
- Contraste o tom da sombra com o tom do vestido. Por exemplo: se o vestido for amarelo, uma sombra azul ficará incrível.
- Combinar a sombra com a joia que será usada, também da um ótimo efeito.
- Não use a sombra da mesma cor que o vestido. Isso já está fora de moda.
- Olhos esfumados em preto é um clássico que não tem erro.
- Delineadores dão um toque para qualquer produção. Se você for mais ousada, abuse de delineadores coloridos como azul, verde ou lilás. Eles vão alegrar o altar.



MAÇÃS DO ROSTO
- Escolha blushes iluminados. Eles ficam lindos para a noite.
- Tons rosados dão frescor a mulheres de peles claras. Já para a pele morena, tons terrosos valorizam o bronzeado.
- Se a cerimônia for de dia, opte por um blush matte. Mas lembre-se: não exagere no blush. O toque precisa ser leve e ele precisa combinar com o restante da produção.



LÁBIOS
- As madrinhas precisam estar lindas, mas não precisam chamar muita atenção. Se você tem os lábios carnudos, evite usar batons muito marcantes, como os vermelhos. Os lábios podem ter cor, mas não podem sobressair ao restante do make. Lábios muito valorizados podem ficar muito sensuais para um casamento.
- Brinque com os olhos e siga a regrinha "olho tudo boca (quase) nada.
- Se você gosta de valorizar os lábios, escolha tons de vinhos ou rosas, que são mais alegres.


Dicas gerais para você não errar!
 - Diferente das noivas, as madrinhas podem ousar um pouco mais no make, mas cuidado para não exagerar.
- Siga o seu estilo e valorize os seus traços.
- Considere sempre o horário da cerimônia.
- Apesar do make das madrinhas ser "tema quase livre", não choque os outros convidados com cílios postiços com "peninhas" nas pontas. Deixe que a noiva chame atenção!
- Não faça uma maquiagem parecida com a da noiva. Se vocês vão ao mesmo salão, peça para o maquiador separar os produtos que for usar nela.
- Peça também uma maquiagem diferente da madrinha que acabou de sair da sala. Assim, você não corre o risco de ficar com a mesma cara que ela.
- Se você é super emocionada, não exagere na marcação da parte inferior dos olhos.
- Chorou? Nada de esfregar os olhos. Leve cotonetes, lápis preto e um batom, para possíveis retoques.



Programe o dia da noiva
A gente sabe que dá vontade de resolver o penteado e a maquiagem seis meses antes de pisar no tapete vermelho. Mas muita antecedência, nesse caso, só vai atrapalhar. “O ideal é marcar o teste de 15 a 20 dias antes do casamento. Se fizer muito antes, a noiva acaba mudando de ideia sobre o arranjo na cabeça, o brinco que vai colocar, a cor do batom... Se não gostar do resultado, ainda tem tempo suficiente para encontrar outro lugar para se arrumar”, diz Roberto Fernandes, cabeleireiro e maquiador de São Paulo. No dia da prova, vale fazer três versões de cabelo e de maquiagem. “Indico um penteado solto, um semipreso e um preso. Fotografo todos para a noiva decidir com calma”, diz Mahry dos Santos, cabeleireira do Crystal Hair, no Rio de Janeiro. “É importante levar em consideração a altura do noivo, o vestido e os acessórios que quer colocar”, fala Thony Rodrigues, cabeleireiro do Jacques Janine, em São Paulo.

Sugestões

• Se o vestido tiver uma gola ou manga com volume, vale prender os fios. Isso também funciona se a noiva usar um colar que chame a atenção.

• No caso de cabelo preso, não puxe demais as mechas, grudando-as na cabeça. “Dá um aspecto de penteado de academia. E, nas fotos, parece que a mulher não tem cabelo”, comenta Roberto Fernandes. A saída? Apostar num coque displicente que deixa os fios fofos e soltos.

• Cabelão solto é o seu sonho? Pode! Procure prender apenas as mechas frontais para os fios não caírem no rosto nem grudarem no batom.

• Na maquiagem, menos é mais. Vale esfumar o olho (de preferência de marrom, que é mais suave) desde que a boca seja basiquinha – e vice-versa.

• A correção da pele deve ser bem sutil. É melhor o profissional optar por bases fluidas ou usar apenas corretivo e pó. Isso evita que a maquiagem escorra ou que a noiva deixe uma marca nos convidados aos cumprimentá-los.

• Se quiser marcar os olhos, faça isso apenas nas pálpebras superiores. A parte de baixo tem maior risco de borrar com as lágrimas.

• Nas unhas, o branco é clássico. Algumas noivas gostam do vermelho, rosa ou vinho. Não é proibido, mas verde, azul e outras cores inusitadas não combinam com a formalidade do evento.

• Por fim, não se esqueça de levar o seu perfume para o salão